RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS
Diante dos estudos realizados acerca dos recursos naturais e suas relações com os ecossistemas, você aprendeu sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis. Ainda, em relação ao assunto estudado, julgue as afirmativas em verdadeiras ou falsas.
( ) Além do carvão mineral e do petróleo podemos destacar ainda o gás natural como combustível fóssil, e suas características de formação e distribuição estão ligadas diretamente às do petróleo.
( ) O minério de ferro é um importante componente da base produtiva do aço, pois é sua matéria prima, substância que agrega também o carbono.
( ) O volume de água doce no mundo é muito grande se comparado ao total de água do planeta.
( ) Outros recursos naturais como o Sol e o vento são considerados soluções para a problemática energética em um futuro muito próximo.
( ) Para se entender a preocupação de modo geral com o meio ambiente e com seus recursos naturais, não é preciso levar em consideração as transformações ocorridas no planeta, oriundas de ações antrópicas ou naturais, que afetam direta ou indiretamente os ecossistemas e, consequentemente o homem.
F, F, V, V, F.
V, V, V, V, V.
V, V, F, V, F.
F, V, F, V, F.
V, V, F, F, F.
Por meio da perfuração de rochas continentais e marítimas o ser humano explora o petróleo, um hidrocarboneto utilizado para uma infinidade de objetivos na sociedade pós-moderna. Sua distribuição no mundo é irregular, sendo o Oriente Médio a região mais privilegiada, embora a maior parte da população daqueles países não usufrua dessa riqueza.
Nos estudos realizados sobre o petróleo, veja quais das assertivas abaixo estão corretas e some os números correspondentes a cada uma delas:
01) Segundo Leiz & Amaral (1995) o petróleo não é considerado um mineral, mas um mineraloide, bem como o âmbar e outras substâncias.
02) O petróleo é um tipo de betume, sendo naturalmente líquido. Sua ocorrência está associada às rochas sedimentares, e por isso o estudo da sedimentologia desperta grande interesse.
04) Para perfurar as rochas que dão acesso ao petróleo são feitas escavações em grandes áreas, o que gera grande impacto aos ecossistemas associados.
08) A maior parte das reservas brasileiras de petróleo é encontrada na Bacia de Campos e em estados do Nordeste. Com a descoberta do pré-sal o país passa a ser um dos mais ricos nesse recurso.
32) Dentre os estados onde há maior disponibilidade de petróleo estão o Maranhão e o Pará. Isso se deve às suas bases geológicas, compostas por rochas sedimentares.
A SOMA dos números que correspondem às afirmativas corretas é:
11
12
42
07
33
Apesar de serem classificadas como energias renováveis, as usinas hidroelétricas não estão isentas de criarem conflitos. Com base em seus conhecimentos e estudos realizados, marque a alternativa que contempla os impactos sociais gerados pelas barragens:
I. Retirada das famílias ribeirinhas.
II. Permanência da paisagem natural.
III. Alteração das atividades socioeconômicas.
IV. Perda da identidade histórica.
V. Impacto nas áreas de conservação e terras protegidas por lei.
Estão corretas as alternativas:
II, V.
II, III, V.
I, III, IV, V.
I, II, V.
II, IV, V.
Leia o trecho da reportagem:
Hidrelétricas no Brasil
As hidrelétricas no Brasil correspondem a 90% da energia elétrica produzida no país. A instalação de barragens para a construção de usinas iniciou-se no Brasil a partir do final do século XIX, mas foi após a Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945) que a adoção de hidrelétricas passou a ser relevante na produção de energia brasileira.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br//geografia/hidreletricas-no-brasil.htm. Acesso em 21/02/22.
Apesar da importância das hidrelétricas para o país, os impactos ambientais que elas causam, são motivos de polêmicas e várias discussões sobre o desenvolvimento sustentável. Dos mais diversos impactos causados pelas implantações das hidrelétricas, julgue em V ou F as assertivas que segue:
( ) As espécies acabam submersas e muito animais são obrigados a se deslocarem do seu habitat natural.
( ) O fluxo dos peixes acaba sendo interrompido, ou seja, pode ocorrer a proliferação de determinadas espécies em detrimento de outras.
( ) A extração de rochas para o uso na construção civil, gerando assim vibrações, ruídos e ultra lançamento de fragmentos relativos às detonações nas águas.
( ) Acarreta no processo de eutrofização das águas, que consiste no excesso de nutrientes na água em função de micro-organismos.
( ) Com a implementação das hidrelétricas, as espécies acabam ficando em seu habitat natural, pois, em relação a determinadas espécies não há nenhum impacto ambiental, nem mesmo com os peixes na época da Piracema.
A sequência correta é:
F, V, F, V, F.
V, F, F, V, V.
F, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, F, V, F.
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
Afirmativas II e a VI.
Afirmativas III e IV.
Afirmativas III e a V.
Afirmativas I e III.
Afirmativas IV e a V.
Durante o século XX houve uma forte expansão das atividades econômicas e industriais, bem como um significativo aumento da população, o que gerou uma ocupação de áreas até então mantidas intactas, em especial aquelas formadas por florestas. Muitas dessas áreas foram devastadas para dar lugar às atividades agropecuárias e expansão da urbanização.
As afirmativas abaixo enfocam alguns dos principais problemas ambientais do Brasil. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA.
Os efeitos da exploração predatória do solo brasileiro têm levado parcelas da população rural à migração e ao êxodo, especialmente para outros lugares do globo, como Israel, onde há maiores disponibilidades de terras agricultáveis.
O crescente desmatamento das florestas tropicais para desenvolver atividades econômicas como a pecuária extensiva, a implantação de projetos agrícolas, e o crescimento das indústrias e madeireiras geram problemas como a desertificação, mas não “efeito estufa”.
A degradação do solo no Brasil é um importante impacto ambiental causado pelo desmatamento, queimadas, uso inadequado de tecnologias, entre outros, que são problemas provenientes, principalmente, de atividades industriais.
Áreas do sudoeste do Rio Grande do Sul têm passado por sérios problemas de degradação ambiental, devido à destruição da vegetação e do solo no exercício de atividades agropecuárias que aceleram o processo de arenização, ligados ao clima subúmido da região.
De acordo com Mattar desertificação significa “degradação do solo em áreas áridas, semiáridas, e subúmidas secas, resultantes de vários fatores, como mudanças climáticas e ações humanas”.
As políticas públicas ambientais brasileiras datam praticamente dos últimos trinta anos do século XX, portanto, a preocupação com o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e temas relacionados a essa temática ainda são preocupações recentes dentro da sociedade brasileira, mostrando o quanto ainda há por ser feito para se incorporar à consciência ambiental na nossa nação.
Sobre o assunto, julgue as assertivas em V ou F e em seguida, marque a opção correta:
( ) Muitas áreas foram devastadas para dar lugar ao avanço das atividades agropecuárias e expansão da mancha urbana, como o caso do cerrado brasileiro.
( ) Durante o século XX houve uma forte expansão das atividades econômicas e industriais.
( ) aumento significativo da população, o que gerou uma ocupação de áreas
até então mantidas como intactas, em especial aquelas formadas por florestas.
( ) Dentro dos ecossistemas naturais o desmatamento é um processo que ocorre somente no Brasil.
( ) A atividade de extrativismo vegetal é muito importante em vários países com exceção do Brasil, com o predomínio de florestas tropicais, o que de fato não coloca em risco os mais diversos tipos de vegetações distribuídas no planeta.
V, V, V, V, V.
F, F, F, V, V.
V, F, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, F, V.
Janeiro registra 430 km² de desmatamento na Amazônia, novo recorde para o mês.
A Amazônia volta a registrar volume recorde de desmatamento. Entre 1º e 31 de janeiro, 430 quilômetros quadrados de floresta nativa foram desmatados. É o mesmo que abrir 430 campos de futebol na mata, em apenas um mês. São números oficiais, coletados pelo sistema de satélite Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O volume representa um aumento explosivo em relação ao mesmo período do ano passado, com alta de 418% em relação a janeiro de 2021, mesmo considerando que tenha chovido mais na região neste ano.
Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/02/11/janeiro-registra-430-km-de-desmatamento-na-amazonia-novo-recorde-para-o-mes.htm?. Acesso em 21/02/22.
As consequências do desmatamento são devastadoras de maneira geral. Assinale a alternativa, que melhor completa as lacunas abaixo, na sequência correta:
O desmatamento contribui significativamente para a perda da ________________, acelera o processo de ________________, além de favorecer o processo de _______________, que pode ser provocado por este e por vários outros _________.
biodiversidade, erosão,desertificação, , motivos.
motivos, biodiversidade, desertificação, erosão.
erosão, biodiversidade, desertificação, motivos.
desertificação, erosão, biodiversidade, motivos.
biodiversidade, desertificação, erosão, motivos.
O gás natural (GN) é muito utilizado em, indústrias, comércio, residências e veículos. Sobre a utilização e aplicação desse recurso, julgue as afirmativas que segue:
I. O gás natural na indústria serve como combustível para a geração de calor como matéria prima nos setores: químico, metalúrgico etc.
II. Em países de clima muito frio, serve como aquecimento do ambiente.
III. No comércio de forma geral o gás natural substitui o óleo diesel e a lenha.
IV. O gás natural tem sido usado no lugar da gasolina e do óleo diesel.
V. No Brasil, o gás natural é usado para a cocção de alimentos e aquecimento da água.
Está correto o que se afirma em:
F, F, V, V, F.
V, V, V, V, V.
V, V, F, V, F.
F, V, F, V, F.
V, V, F, F, F.
Por meio da perfuração de rochas continentais e marítimas o ser humano explora o petróleo, um hidrocarboneto utilizado para uma infinidade de objetivos na sociedade pós-moderna. Sua distribuição no mundo é irregular, sendo o Oriente Médio a região mais privilegiada, embora a maior parte da população daqueles países não usufrua dessa riqueza.
Nos estudos realizados sobre o petróleo, veja quais das assertivas abaixo estão corretas e some os números correspondentes a cada uma delas:
01) Segundo Leiz & Amaral (1995) o petróleo não é considerado um mineral, mas um mineraloide, bem como o âmbar e outras substâncias.
02) O petróleo é um tipo de betume, sendo naturalmente líquido. Sua ocorrência está associada às rochas sedimentares, e por isso o estudo da sedimentologia desperta grande interesse.
04) Para perfurar as rochas que dão acesso ao petróleo são feitas escavações em grandes áreas, o que gera grande impacto aos ecossistemas associados.
08) A maior parte das reservas brasileiras de petróleo é encontrada na Bacia de Campos e em estados do Nordeste. Com a descoberta do pré-sal o país passa a ser um dos mais ricos nesse recurso.
32) Dentre os estados onde há maior disponibilidade de petróleo estão o Maranhão e o Pará. Isso se deve às suas bases geológicas, compostas por rochas sedimentares.
A SOMA dos números que correspondem às afirmativas corretas é:
11
12
42
07
33
Apesar de serem classificadas como energias renováveis, as usinas hidroelétricas não estão isentas de criarem conflitos. Com base em seus conhecimentos e estudos realizados, marque a alternativa que contempla os impactos sociais gerados pelas barragens:
I. Retirada das famílias ribeirinhas.
II. Permanência da paisagem natural.
III. Alteração das atividades socioeconômicas.
IV. Perda da identidade histórica.
V. Impacto nas áreas de conservação e terras protegidas por lei.
Estão corretas as alternativas:
II, V.
II, III, V.
I, III, IV, V.
I, II, V.
II, IV, V.
Leia o trecho da reportagem:
Hidrelétricas no Brasil
As hidrelétricas no Brasil correspondem a 90% da energia elétrica produzida no país. A instalação de barragens para a construção de usinas iniciou-se no Brasil a partir do final do século XIX, mas foi após a Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945) que a adoção de hidrelétricas passou a ser relevante na produção de energia brasileira.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br//geografia/hidreletricas-no-brasil.htm. Acesso em 21/02/22.
Apesar da importância das hidrelétricas para o país, os impactos ambientais que elas causam, são motivos de polêmicas e várias discussões sobre o desenvolvimento sustentável. Dos mais diversos impactos causados pelas implantações das hidrelétricas, julgue em V ou F as assertivas que segue:
( ) As espécies acabam submersas e muito animais são obrigados a se deslocarem do seu habitat natural.
( ) O fluxo dos peixes acaba sendo interrompido, ou seja, pode ocorrer a proliferação de determinadas espécies em detrimento de outras.
( ) A extração de rochas para o uso na construção civil, gerando assim vibrações, ruídos e ultra lançamento de fragmentos relativos às detonações nas águas.
( ) Acarreta no processo de eutrofização das águas, que consiste no excesso de nutrientes na água em função de micro-organismos.
( ) Com a implementação das hidrelétricas, as espécies acabam ficando em seu habitat natural, pois, em relação a determinadas espécies não há nenhum impacto ambiental, nem mesmo com os peixes na época da Piracema.
A sequência correta é:
F, V, F, V, F.
V, F, F, V, V.
F, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, F, V, F.
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
Afirmativas II e a VI.
Afirmativas III e IV.
Afirmativas III e a V.
Afirmativas I e III.
Afirmativas IV e a V.
Durante o século XX houve uma forte expansão das atividades econômicas e industriais, bem como um significativo aumento da população, o que gerou uma ocupação de áreas até então mantidas intactas, em especial aquelas formadas por florestas. Muitas dessas áreas foram devastadas para dar lugar às atividades agropecuárias e expansão da urbanização.
As afirmativas abaixo enfocam alguns dos principais problemas ambientais do Brasil. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA.
Os efeitos da exploração predatória do solo brasileiro têm levado parcelas da população rural à migração e ao êxodo, especialmente para outros lugares do globo, como Israel, onde há maiores disponibilidades de terras agricultáveis.
O crescente desmatamento das florestas tropicais para desenvolver atividades econômicas como a pecuária extensiva, a implantação de projetos agrícolas, e o crescimento das indústrias e madeireiras geram problemas como a desertificação, mas não “efeito estufa”.
A degradação do solo no Brasil é um importante impacto ambiental causado pelo desmatamento, queimadas, uso inadequado de tecnologias, entre outros, que são problemas provenientes, principalmente, de atividades industriais.
Áreas do sudoeste do Rio Grande do Sul têm passado por sérios problemas de degradação ambiental, devido à destruição da vegetação e do solo no exercício de atividades agropecuárias que aceleram o processo de arenização, ligados ao clima subúmido da região.
De acordo com Mattar desertificação significa “degradação do solo em áreas áridas, semiáridas, e subúmidas secas, resultantes de vários fatores, como mudanças climáticas e ações humanas”.
As políticas públicas ambientais brasileiras datam praticamente dos últimos trinta anos do século XX, portanto, a preocupação com o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e temas relacionados a essa temática ainda são preocupações recentes dentro da sociedade brasileira, mostrando o quanto ainda há por ser feito para se incorporar à consciência ambiental na nossa nação.
Sobre o assunto, julgue as assertivas em V ou F e em seguida, marque a opção correta:
( ) Muitas áreas foram devastadas para dar lugar ao avanço das atividades agropecuárias e expansão da mancha urbana, como o caso do cerrado brasileiro.
( ) Durante o século XX houve uma forte expansão das atividades econômicas e industriais.
( ) aumento significativo da população, o que gerou uma ocupação de áreas
até então mantidas como intactas, em especial aquelas formadas por florestas.
( ) Dentro dos ecossistemas naturais o desmatamento é um processo que ocorre somente no Brasil.
( ) A atividade de extrativismo vegetal é muito importante em vários países com exceção do Brasil, com o predomínio de florestas tropicais, o que de fato não coloca em risco os mais diversos tipos de vegetações distribuídas no planeta.
V, V, V, V, V.
F, F, F, V, V.
V, F, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, F, V.
Janeiro registra 430 km² de desmatamento na Amazônia, novo recorde para o mês.
A Amazônia volta a registrar volume recorde de desmatamento. Entre 1º e 31 de janeiro, 430 quilômetros quadrados de floresta nativa foram desmatados. É o mesmo que abrir 430 campos de futebol na mata, em apenas um mês. São números oficiais, coletados pelo sistema de satélite Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O volume representa um aumento explosivo em relação ao mesmo período do ano passado, com alta de 418% em relação a janeiro de 2021, mesmo considerando que tenha chovido mais na região neste ano.
Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/02/11/janeiro-registra-430-km-de-desmatamento-na-amazonia-novo-recorde-para-o-mes.htm?. Acesso em 21/02/22.
As consequências do desmatamento são devastadoras de maneira geral. Assinale a alternativa, que melhor completa as lacunas abaixo, na sequência correta:
O desmatamento contribui significativamente para a perda da ________________, acelera o processo de ________________, além de favorecer o processo de _______________, que pode ser provocado por este e por vários outros _________.
biodiversidade, erosão,desertificação, , motivos.
motivos, biodiversidade, desertificação, erosão.
erosão, biodiversidade, desertificação, motivos.
desertificação, erosão, biodiversidade, motivos.
biodiversidade, desertificação, erosão, motivos.
O gás natural (GN) é muito utilizado em, indústrias, comércio, residências e veículos. Sobre a utilização e aplicação desse recurso, julgue as afirmativas que segue:
I. O gás natural na indústria serve como combustível para a geração de calor como matéria prima nos setores: químico, metalúrgico etc.
II. Em países de clima muito frio, serve como aquecimento do ambiente.
III. No comércio de forma geral o gás natural substitui o óleo diesel e a lenha.
IV. O gás natural tem sido usado no lugar da gasolina e do óleo diesel.
V. No Brasil, o gás natural é usado para a cocção de alimentos e aquecimento da água.
Está correto o que se afirma em:
11
12
42
07
33
Apesar de serem classificadas como energias renováveis, as usinas hidroelétricas não estão isentas de criarem conflitos. Com base em seus conhecimentos e estudos realizados, marque a alternativa que contempla os impactos sociais gerados pelas barragens:
I. Retirada das famílias ribeirinhas.
II. Permanência da paisagem natural.
III. Alteração das atividades socioeconômicas.
IV. Perda da identidade histórica.
V. Impacto nas áreas de conservação e terras protegidas por lei.
Estão corretas as alternativas:
II, V.
II, III, V.
I, III, IV, V.
I, II, V.
II, IV, V.
Leia o trecho da reportagem:
Hidrelétricas no Brasil
As hidrelétricas no Brasil correspondem a 90% da energia elétrica produzida no país. A instalação de barragens para a construção de usinas iniciou-se no Brasil a partir do final do século XIX, mas foi após a Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945) que a adoção de hidrelétricas passou a ser relevante na produção de energia brasileira.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br//geografia/hidreletricas-no-brasil.htm. Acesso em 21/02/22.
Apesar da importância das hidrelétricas para o país, os impactos ambientais que elas causam, são motivos de polêmicas e várias discussões sobre o desenvolvimento sustentável. Dos mais diversos impactos causados pelas implantações das hidrelétricas, julgue em V ou F as assertivas que segue:
( ) As espécies acabam submersas e muito animais são obrigados a se deslocarem do seu habitat natural.
( ) O fluxo dos peixes acaba sendo interrompido, ou seja, pode ocorrer a proliferação de determinadas espécies em detrimento de outras.
( ) A extração de rochas para o uso na construção civil, gerando assim vibrações, ruídos e ultra lançamento de fragmentos relativos às detonações nas águas.
( ) Acarreta no processo de eutrofização das águas, que consiste no excesso de nutrientes na água em função de micro-organismos.
( ) Com a implementação das hidrelétricas, as espécies acabam ficando em seu habitat natural, pois, em relação a determinadas espécies não há nenhum impacto ambiental, nem mesmo com os peixes na época da Piracema.
A sequência correta é:
F, V, F, V, F.
V, F, F, V, V.
F, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, F, V, F.
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
Afirmativas II e a VI.
Afirmativas III e IV.
Afirmativas III e a V.
Afirmativas I e III.
Afirmativas IV e a V.
Durante o século XX houve uma forte expansão das atividades econômicas e industriais, bem como um significativo aumento da população, o que gerou uma ocupação de áreas até então mantidas intactas, em especial aquelas formadas por florestas. Muitas dessas áreas foram devastadas para dar lugar às atividades agropecuárias e expansão da urbanização.
As afirmativas abaixo enfocam alguns dos principais problemas ambientais do Brasil. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA.
Os efeitos da exploração predatória do solo brasileiro têm levado parcelas da população rural à migração e ao êxodo, especialmente para outros lugares do globo, como Israel, onde há maiores disponibilidades de terras agricultáveis.
O crescente desmatamento das florestas tropicais para desenvolver atividades econômicas como a pecuária extensiva, a implantação de projetos agrícolas, e o crescimento das indústrias e madeireiras geram problemas como a desertificação, mas não “efeito estufa”.
A degradação do solo no Brasil é um importante impacto ambiental causado pelo desmatamento, queimadas, uso inadequado de tecnologias, entre outros, que são problemas provenientes, principalmente, de atividades industriais.
Áreas do sudoeste do Rio Grande do Sul têm passado por sérios problemas de degradação ambiental, devido à destruição da vegetação e do solo no exercício de atividades agropecuárias que aceleram o processo de arenização, ligados ao clima subúmido da região.
De acordo com Mattar desertificação significa “degradação do solo em áreas áridas, semiáridas, e subúmidas secas, resultantes de vários fatores, como mudanças climáticas e ações humanas”.
As políticas públicas ambientais brasileiras datam praticamente dos últimos trinta anos do século XX, portanto, a preocupação com o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e temas relacionados a essa temática ainda são preocupações recentes dentro da sociedade brasileira, mostrando o quanto ainda há por ser feito para se incorporar à consciência ambiental na nossa nação.
Sobre o assunto, julgue as assertivas em V ou F e em seguida, marque a opção correta:
( ) Muitas áreas foram devastadas para dar lugar ao avanço das atividades agropecuárias e expansão da mancha urbana, como o caso do cerrado brasileiro.
( ) Durante o século XX houve uma forte expansão das atividades econômicas e industriais.
( ) aumento significativo da população, o que gerou uma ocupação de áreas
até então mantidas como intactas, em especial aquelas formadas por florestas.
( ) Dentro dos ecossistemas naturais o desmatamento é um processo que ocorre somente no Brasil.
( ) A atividade de extrativismo vegetal é muito importante em vários países com exceção do Brasil, com o predomínio de florestas tropicais, o que de fato não coloca em risco os mais diversos tipos de vegetações distribuídas no planeta.
V, V, V, V, V.
F, F, F, V, V.
V, F, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, F, V.
Janeiro registra 430 km² de desmatamento na Amazônia, novo recorde para o mês.
A Amazônia volta a registrar volume recorde de desmatamento. Entre 1º e 31 de janeiro, 430 quilômetros quadrados de floresta nativa foram desmatados. É o mesmo que abrir 430 campos de futebol na mata, em apenas um mês. São números oficiais, coletados pelo sistema de satélite Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O volume representa um aumento explosivo em relação ao mesmo período do ano passado, com alta de 418% em relação a janeiro de 2021, mesmo considerando que tenha chovido mais na região neste ano.
Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/02/11/janeiro-registra-430-km-de-desmatamento-na-amazonia-novo-recorde-para-o-mes.htm?. Acesso em 21/02/22.
As consequências do desmatamento são devastadoras de maneira geral. Assinale a alternativa, que melhor completa as lacunas abaixo, na sequência correta:
O desmatamento contribui significativamente para a perda da ________________, acelera o processo de ________________, além de favorecer o processo de _______________, que pode ser provocado por este e por vários outros _________.
biodiversidade, erosão,desertificação, , motivos.
motivos, biodiversidade, desertificação, erosão.
erosão, biodiversidade, desertificação, motivos.
desertificação, erosão, biodiversidade, motivos.
biodiversidade, desertificação, erosão, motivos.
O gás natural (GN) é muito utilizado em, indústrias, comércio, residências e veículos. Sobre a utilização e aplicação desse recurso, julgue as afirmativas que segue:
I. O gás natural na indústria serve como combustível para a geração de calor como matéria prima nos setores: químico, metalúrgico etc.
II. Em países de clima muito frio, serve como aquecimento do ambiente.
III. No comércio de forma geral o gás natural substitui o óleo diesel e a lenha.
IV. O gás natural tem sido usado no lugar da gasolina e do óleo diesel.
V. No Brasil, o gás natural é usado para a cocção de alimentos e aquecimento da água.
Está correto o que se afirma em:
II, V.
II, III, V.
I, III, IV, V.
I, II, V.
II, IV, V.
Leia o trecho da reportagem:
Hidrelétricas no Brasil
As hidrelétricas no Brasil correspondem a 90% da energia elétrica produzida no país. A instalação de barragens para a construção de usinas iniciou-se no Brasil a partir do final do século XIX, mas foi após a Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945) que a adoção de hidrelétricas passou a ser relevante na produção de energia brasileira.
Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br//geografia/hidreletricas-no-brasil.htm. Acesso em 21/02/22.
Apesar da importância das hidrelétricas para o país, os impactos ambientais que elas causam, são motivos de polêmicas e várias discussões sobre o desenvolvimento sustentável. Dos mais diversos impactos causados pelas implantações das hidrelétricas, julgue em V ou F as assertivas que segue:
( ) As espécies acabam submersas e muito animais são obrigados a se deslocarem do seu habitat natural.
( ) O fluxo dos peixes acaba sendo interrompido, ou seja, pode ocorrer a proliferação de determinadas espécies em detrimento de outras.
( ) A extração de rochas para o uso na construção civil, gerando assim vibrações, ruídos e ultra lançamento de fragmentos relativos às detonações nas águas.
( ) Acarreta no processo de eutrofização das águas, que consiste no excesso de nutrientes na água em função de micro-organismos.
( ) Com a implementação das hidrelétricas, as espécies acabam ficando em seu habitat natural, pois, em relação a determinadas espécies não há nenhum impacto ambiental, nem mesmo com os peixes na época da Piracema.
A sequência correta é:
F, V, F, V, F.
V, F, F, V, V.
F, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, F, V, F.
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
Afirmativas II e a VI.
Afirmativas III e IV.
Afirmativas III e a V.
Afirmativas I e III.
Afirmativas IV e a V.
Durante o século XX houve uma forte expansão das atividades econômicas e industriais, bem como um significativo aumento da população, o que gerou uma ocupação de áreas até então mantidas intactas, em especial aquelas formadas por florestas. Muitas dessas áreas foram devastadas para dar lugar às atividades agropecuárias e expansão da urbanização.
As afirmativas abaixo enfocam alguns dos principais problemas ambientais do Brasil. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA.
Os efeitos da exploração predatória do solo brasileiro têm levado parcelas da população rural à migração e ao êxodo, especialmente para outros lugares do globo, como Israel, onde há maiores disponibilidades de terras agricultáveis.
O crescente desmatamento das florestas tropicais para desenvolver atividades econômicas como a pecuária extensiva, a implantação de projetos agrícolas, e o crescimento das indústrias e madeireiras geram problemas como a desertificação, mas não “efeito estufa”.
A degradação do solo no Brasil é um importante impacto ambiental causado pelo desmatamento, queimadas, uso inadequado de tecnologias, entre outros, que são problemas provenientes, principalmente, de atividades industriais.
Áreas do sudoeste do Rio Grande do Sul têm passado por sérios problemas de degradação ambiental, devido à destruição da vegetação e do solo no exercício de atividades agropecuárias que aceleram o processo de arenização, ligados ao clima subúmido da região.
De acordo com Mattar desertificação significa “degradação do solo em áreas áridas, semiáridas, e subúmidas secas, resultantes de vários fatores, como mudanças climáticas e ações humanas”.
As políticas públicas ambientais brasileiras datam praticamente dos últimos trinta anos do século XX, portanto, a preocupação com o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e temas relacionados a essa temática ainda são preocupações recentes dentro da sociedade brasileira, mostrando o quanto ainda há por ser feito para se incorporar à consciência ambiental na nossa nação.
Sobre o assunto, julgue as assertivas em V ou F e em seguida, marque a opção correta:
( ) Muitas áreas foram devastadas para dar lugar ao avanço das atividades agropecuárias e expansão da mancha urbana, como o caso do cerrado brasileiro.
( ) Durante o século XX houve uma forte expansão das atividades econômicas e industriais.
( ) aumento significativo da população, o que gerou uma ocupação de áreas
até então mantidas como intactas, em especial aquelas formadas por florestas.
( ) Dentro dos ecossistemas naturais o desmatamento é um processo que ocorre somente no Brasil.
( ) A atividade de extrativismo vegetal é muito importante em vários países com exceção do Brasil, com o predomínio de florestas tropicais, o que de fato não coloca em risco os mais diversos tipos de vegetações distribuídas no planeta.
V, V, V, V, V.
F, F, F, V, V.
V, F, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, F, V.
Janeiro registra 430 km² de desmatamento na Amazônia, novo recorde para o mês.
A Amazônia volta a registrar volume recorde de desmatamento. Entre 1º e 31 de janeiro, 430 quilômetros quadrados de floresta nativa foram desmatados. É o mesmo que abrir 430 campos de futebol na mata, em apenas um mês. São números oficiais, coletados pelo sistema de satélite Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O volume representa um aumento explosivo em relação ao mesmo período do ano passado, com alta de 418% em relação a janeiro de 2021, mesmo considerando que tenha chovido mais na região neste ano.
Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/02/11/janeiro-registra-430-km-de-desmatamento-na-amazonia-novo-recorde-para-o-mes.htm?. Acesso em 21/02/22.
As consequências do desmatamento são devastadoras de maneira geral. Assinale a alternativa, que melhor completa as lacunas abaixo, na sequência correta:
O desmatamento contribui significativamente para a perda da ________________, acelera o processo de ________________, além de favorecer o processo de _______________, que pode ser provocado por este e por vários outros _________.
biodiversidade, erosão,desertificação, , motivos.
motivos, biodiversidade, desertificação, erosão.
erosão, biodiversidade, desertificação, motivos.
desertificação, erosão, biodiversidade, motivos.
biodiversidade, desertificação, erosão, motivos.
O gás natural (GN) é muito utilizado em, indústrias, comércio, residências e veículos. Sobre a utilização e aplicação desse recurso, julgue as afirmativas que segue:
I. O gás natural na indústria serve como combustível para a geração de calor como matéria prima nos setores: químico, metalúrgico etc.
II. Em países de clima muito frio, serve como aquecimento do ambiente.
III. No comércio de forma geral o gás natural substitui o óleo diesel e a lenha.
IV. O gás natural tem sido usado no lugar da gasolina e do óleo diesel.
V. No Brasil, o gás natural é usado para a cocção de alimentos e aquecimento da água.
Está correto o que se afirma em:
F, V, F, V, F.
V, F, F, V, V.
F, V, V, F, V.
V, V, V, V, V.
V, V, F, V, F.
A erosão é um importante processo natural que contribui para a formação dos relevos. No entanto, ele pode ser prejudicial e provocar destruição de solos e águas. A intensidade do escoamento superficial de um ambiente depende de fatores como declive do terreno, densidade da vegetação, espécies no e sobre o solo, idade do terreno, quantidade de serrapilheira, estrutura do solo, queimadas, entre outros.
Com base nesse assunto fazem-se as seguintes afirmações:
I. A velocidade do escoamento superficial é extremamente elevada em ambientes de floresta, facilitando o transporte do material em suspensão e a erosão do solo.
II. Quando o plantio é alinhado há grande perda de solo, apesar da cobertura vegetal de gramíneas que geralmente acompanha o cultivo, também chamadas de capim.
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Dentre as alternativas abaixo, assinale a CORRETA:
Afirmativas II e a VI.
Afirmativas III e IV.
Afirmativas III e a V.
Afirmativas I e III.
Afirmativas IV e a V.
Durante o século XX houve uma forte expansão das atividades econômicas e industriais, bem como um significativo aumento da população, o que gerou uma ocupação de áreas até então mantidas intactas, em especial aquelas formadas por florestas. Muitas dessas áreas foram devastadas para dar lugar às atividades agropecuárias e expansão da urbanização.
As afirmativas abaixo enfocam alguns dos principais problemas ambientais do Brasil. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA.
Os efeitos da exploração predatória do solo brasileiro têm levado parcelas da população rural à migração e ao êxodo, especialmente para outros lugares do globo, como Israel, onde há maiores disponibilidades de terras agricultáveis.
O crescente desmatamento das florestas tropicais para desenvolver atividades econômicas como a pecuária extensiva, a implantação de projetos agrícolas, e o crescimento das indústrias e madeireiras geram problemas como a desertificação, mas não “efeito estufa”.
A degradação do solo no Brasil é um importante impacto ambiental causado pelo desmatamento, queimadas, uso inadequado de tecnologias, entre outros, que são problemas provenientes, principalmente, de atividades industriais.
Áreas do sudoeste do Rio Grande do Sul têm passado por sérios problemas de degradação ambiental, devido à destruição da vegetação e do solo no exercício de atividades agropecuárias que aceleram o processo de arenização, ligados ao clima subúmido da região.
De acordo com Mattar desertificação significa “degradação do solo em áreas áridas, semiáridas, e subúmidas secas, resultantes de vários fatores, como mudanças climáticas e ações humanas”.
As políticas públicas ambientais brasileiras datam praticamente dos últimos trinta anos do século XX, portanto, a preocupação com o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e temas relacionados a essa temática ainda são preocupações recentes dentro da sociedade brasileira, mostrando o quanto ainda há por ser feito para se incorporar à consciência ambiental na nossa nação.
Sobre o assunto, julgue as assertivas em V ou F e em seguida, marque a opção correta:
( ) Muitas áreas foram devastadas para dar lugar ao avanço das atividades agropecuárias e expansão da mancha urbana, como o caso do cerrado brasileiro.
( ) Durante o século XX houve uma forte expansão das atividades econômicas e industriais.
( ) aumento significativo da população, o que gerou uma ocupação de áreas
até então mantidas como intactas, em especial aquelas formadas por florestas.
( ) Dentro dos ecossistemas naturais o desmatamento é um processo que ocorre somente no Brasil.
( ) A atividade de extrativismo vegetal é muito importante em vários países com exceção do Brasil, com o predomínio de florestas tropicais, o que de fato não coloca em risco os mais diversos tipos de vegetações distribuídas no planeta.
V, V, V, V, V.
F, F, F, V, V.
V, F, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, F, V.
Janeiro registra 430 km² de desmatamento na Amazônia, novo recorde para o mês.
A Amazônia volta a registrar volume recorde de desmatamento. Entre 1º e 31 de janeiro, 430 quilômetros quadrados de floresta nativa foram desmatados. É o mesmo que abrir 430 campos de futebol na mata, em apenas um mês. São números oficiais, coletados pelo sistema de satélite Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O volume representa um aumento explosivo em relação ao mesmo período do ano passado, com alta de 418% em relação a janeiro de 2021, mesmo considerando que tenha chovido mais na região neste ano.
Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/02/11/janeiro-registra-430-km-de-desmatamento-na-amazonia-novo-recorde-para-o-mes.htm?. Acesso em 21/02/22.
As consequências do desmatamento são devastadoras de maneira geral. Assinale a alternativa, que melhor completa as lacunas abaixo, na sequência correta:
O desmatamento contribui significativamente para a perda da ________________, acelera o processo de ________________, além de favorecer o processo de _______________, que pode ser provocado por este e por vários outros _________.
biodiversidade, erosão,desertificação, , motivos.
motivos, biodiversidade, desertificação, erosão.
erosão, biodiversidade, desertificação, motivos.
desertificação, erosão, biodiversidade, motivos.
biodiversidade, desertificação, erosão, motivos.
O gás natural (GN) é muito utilizado em, indústrias, comércio, residências e veículos. Sobre a utilização e aplicação desse recurso, julgue as afirmativas que segue:
I. O gás natural na indústria serve como combustível para a geração de calor como matéria prima nos setores: químico, metalúrgico etc.
II. Em países de clima muito frio, serve como aquecimento do ambiente.
III. No comércio de forma geral o gás natural substitui o óleo diesel e a lenha.
IV. O gás natural tem sido usado no lugar da gasolina e do óleo diesel.
V. No Brasil, o gás natural é usado para a cocção de alimentos e aquecimento da água.
Está correto o que se afirma em:
III. A aplicação de práticas agrícolas, em geral, deixa a superfície desprotegida, à medida que dificulta a infiltração da água no solo, se comparado à cobertura arborícola, por exemplo.
IV. O uso de técnicas de “curva de nível” propicia o aparecimento de processos erosivos por escoamento superficial, sendo mais aconselhável o plantio alinhado (verticalmente).
V. O “terraceamento”, técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, reduz as perdas de solo por erosão e previne as voçorocas.
Afirmativas II e a VI.
Afirmativas III e IV.
Afirmativas III e a V.
Afirmativas I e III.
Afirmativas IV e a V.
Durante o século XX houve uma forte expansão das atividades econômicas e industriais, bem como um significativo aumento da população, o que gerou uma ocupação de áreas até então mantidas intactas, em especial aquelas formadas por florestas. Muitas dessas áreas foram devastadas para dar lugar às atividades agropecuárias e expansão da urbanização.
As afirmativas abaixo enfocam alguns dos principais problemas ambientais do Brasil. Analise-as e assinale a alternativa CORRETA.
Os efeitos da exploração predatória do solo brasileiro têm levado parcelas da população rural à migração e ao êxodo, especialmente para outros lugares do globo, como Israel, onde há maiores disponibilidades de terras agricultáveis.
O crescente desmatamento das florestas tropicais para desenvolver atividades econômicas como a pecuária extensiva, a implantação de projetos agrícolas, e o crescimento das indústrias e madeireiras geram problemas como a desertificação, mas não “efeito estufa”.
A degradação do solo no Brasil é um importante impacto ambiental causado pelo desmatamento, queimadas, uso inadequado de tecnologias, entre outros, que são problemas provenientes, principalmente, de atividades industriais.
Áreas do sudoeste do Rio Grande do Sul têm passado por sérios problemas de degradação ambiental, devido à destruição da vegetação e do solo no exercício de atividades agropecuárias que aceleram o processo de arenização, ligados ao clima subúmido da região.
De acordo com Mattar desertificação significa “degradação do solo em áreas áridas, semiáridas, e subúmidas secas, resultantes de vários fatores, como mudanças climáticas e ações humanas”.
As políticas públicas ambientais brasileiras datam praticamente dos últimos trinta anos do século XX, portanto, a preocupação com o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e temas relacionados a essa temática ainda são preocupações recentes dentro da sociedade brasileira, mostrando o quanto ainda há por ser feito para se incorporar à consciência ambiental na nossa nação.
Sobre o assunto, julgue as assertivas em V ou F e em seguida, marque a opção correta:
( ) Muitas áreas foram devastadas para dar lugar ao avanço das atividades agropecuárias e expansão da mancha urbana, como o caso do cerrado brasileiro.
( ) Durante o século XX houve uma forte expansão das atividades econômicas e industriais.
( ) aumento significativo da população, o que gerou uma ocupação de áreas
até então mantidas como intactas, em especial aquelas formadas por florestas.
( ) Dentro dos ecossistemas naturais o desmatamento é um processo que ocorre somente no Brasil.
( ) A atividade de extrativismo vegetal é muito importante em vários países com exceção do Brasil, com o predomínio de florestas tropicais, o que de fato não coloca em risco os mais diversos tipos de vegetações distribuídas no planeta.
V, V, V, V, V.
F, F, F, V, V.
V, F, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, F, V.
Janeiro registra 430 km² de desmatamento na Amazônia, novo recorde para o mês.
A Amazônia volta a registrar volume recorde de desmatamento. Entre 1º e 31 de janeiro, 430 quilômetros quadrados de floresta nativa foram desmatados. É o mesmo que abrir 430 campos de futebol na mata, em apenas um mês. São números oficiais, coletados pelo sistema de satélite Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O volume representa um aumento explosivo em relação ao mesmo período do ano passado, com alta de 418% em relação a janeiro de 2021, mesmo considerando que tenha chovido mais na região neste ano.
Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/02/11/janeiro-registra-430-km-de-desmatamento-na-amazonia-novo-recorde-para-o-mes.htm?. Acesso em 21/02/22.
As consequências do desmatamento são devastadoras de maneira geral. Assinale a alternativa, que melhor completa as lacunas abaixo, na sequência correta:
O desmatamento contribui significativamente para a perda da ________________, acelera o processo de ________________, além de favorecer o processo de _______________, que pode ser provocado por este e por vários outros _________.
biodiversidade, erosão,desertificação, , motivos.
motivos, biodiversidade, desertificação, erosão.
erosão, biodiversidade, desertificação, motivos.
desertificação, erosão, biodiversidade, motivos.
biodiversidade, desertificação, erosão, motivos.
O gás natural (GN) é muito utilizado em, indústrias, comércio, residências e veículos. Sobre a utilização e aplicação desse recurso, julgue as afirmativas que segue:
I. O gás natural na indústria serve como combustível para a geração de calor como matéria prima nos setores: químico, metalúrgico etc.
II. Em países de clima muito frio, serve como aquecimento do ambiente.
III. No comércio de forma geral o gás natural substitui o óleo diesel e a lenha.
IV. O gás natural tem sido usado no lugar da gasolina e do óleo diesel.
V. No Brasil, o gás natural é usado para a cocção de alimentos e aquecimento da água.
Está correto o que se afirma em:
Os efeitos da exploração predatória do solo brasileiro têm levado parcelas da população rural à migração e ao êxodo, especialmente para outros lugares do globo, como Israel, onde há maiores disponibilidades de terras agricultáveis.
O crescente desmatamento das florestas tropicais para desenvolver atividades econômicas como a pecuária extensiva, a implantação de projetos agrícolas, e o crescimento das indústrias e madeireiras geram problemas como a desertificação, mas não “efeito estufa”.
A degradação do solo no Brasil é um importante impacto ambiental causado pelo desmatamento, queimadas, uso inadequado de tecnologias, entre outros, que são problemas provenientes, principalmente, de atividades industriais.
Áreas do sudoeste do Rio Grande do Sul têm passado por sérios problemas de degradação ambiental, devido à destruição da vegetação e do solo no exercício de atividades agropecuárias que aceleram o processo de arenização, ligados ao clima subúmido da região.
De acordo com Mattar desertificação significa “degradação do solo em áreas áridas, semiáridas, e subúmidas secas, resultantes de vários fatores, como mudanças climáticas e ações humanas”.
As políticas públicas ambientais brasileiras datam praticamente dos últimos trinta anos do século XX, portanto, a preocupação com o meio ambiente, desenvolvimento sustentável e temas relacionados a essa temática ainda são preocupações recentes dentro da sociedade brasileira, mostrando o quanto ainda há por ser feito para se incorporar à consciência ambiental na nossa nação.
Sobre o assunto, julgue as assertivas em V ou F e em seguida, marque a opção correta:
( ) Muitas áreas foram devastadas para dar lugar ao avanço das atividades agropecuárias e expansão da mancha urbana, como o caso do cerrado brasileiro.
( ) Durante o século XX houve uma forte expansão das atividades econômicas e industriais.
( ) aumento significativo da população, o que gerou uma ocupação de áreas
até então mantidas como intactas, em especial aquelas formadas por florestas.
( ) Dentro dos ecossistemas naturais o desmatamento é um processo que ocorre somente no Brasil.
( ) A atividade de extrativismo vegetal é muito importante em vários países com exceção do Brasil, com o predomínio de florestas tropicais, o que de fato não coloca em risco os mais diversos tipos de vegetações distribuídas no planeta.
V, V, V, V, V.
F, F, F, V, V.
V, F, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, F, V.
Janeiro registra 430 km² de desmatamento na Amazônia, novo recorde para o mês.
A Amazônia volta a registrar volume recorde de desmatamento. Entre 1º e 31 de janeiro, 430 quilômetros quadrados de floresta nativa foram desmatados. É o mesmo que abrir 430 campos de futebol na mata, em apenas um mês. São números oficiais, coletados pelo sistema de satélite Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O volume representa um aumento explosivo em relação ao mesmo período do ano passado, com alta de 418% em relação a janeiro de 2021, mesmo considerando que tenha chovido mais na região neste ano.
Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/02/11/janeiro-registra-430-km-de-desmatamento-na-amazonia-novo-recorde-para-o-mes.htm?. Acesso em 21/02/22.
As consequências do desmatamento são devastadoras de maneira geral. Assinale a alternativa, que melhor completa as lacunas abaixo, na sequência correta:
O desmatamento contribui significativamente para a perda da ________________, acelera o processo de ________________, além de favorecer o processo de _______________, que pode ser provocado por este e por vários outros _________.
biodiversidade, erosão,desertificação, , motivos.
motivos, biodiversidade, desertificação, erosão.
erosão, biodiversidade, desertificação, motivos.
desertificação, erosão, biodiversidade, motivos.
biodiversidade, desertificação, erosão, motivos.
O gás natural (GN) é muito utilizado em, indústrias, comércio, residências e veículos. Sobre a utilização e aplicação desse recurso, julgue as afirmativas que segue:
I. O gás natural na indústria serve como combustível para a geração de calor como matéria prima nos setores: químico, metalúrgico etc.
II. Em países de clima muito frio, serve como aquecimento do ambiente.
III. No comércio de forma geral o gás natural substitui o óleo diesel e a lenha.
IV. O gás natural tem sido usado no lugar da gasolina e do óleo diesel.
V. No Brasil, o gás natural é usado para a cocção de alimentos e aquecimento da água.
Está correto o que se afirma em:
V, V, V, V, V.
F, F, F, V, V.
V, F, V, F, V.
V, V, V, F, F.
V, F, F, F, V.
Janeiro registra 430 km² de desmatamento na Amazônia, novo recorde para o mês.
A Amazônia volta a registrar volume recorde de desmatamento. Entre 1º e 31 de janeiro, 430 quilômetros quadrados de floresta nativa foram desmatados. É o mesmo que abrir 430 campos de futebol na mata, em apenas um mês. São números oficiais, coletados pelo sistema de satélite Deter, do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O volume representa um aumento explosivo em relação ao mesmo período do ano passado, com alta de 418% em relação a janeiro de 2021, mesmo considerando que tenha chovido mais na região neste ano.
Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2022/02/11/janeiro-registra-430-km-de-desmatamento-na-amazonia-novo-recorde-para-o-mes.htm?. Acesso em 21/02/22.
As consequências do desmatamento são devastadoras de maneira geral. Assinale a alternativa, que melhor completa as lacunas abaixo, na sequência correta:
O desmatamento contribui significativamente para a perda da ________________, acelera o processo de ________________, além de favorecer o processo de _______________, que pode ser provocado por este e por vários outros _________.
biodiversidade, erosão,desertificação, , motivos.
motivos, biodiversidade, desertificação, erosão.
erosão, biodiversidade, desertificação, motivos.
desertificação, erosão, biodiversidade, motivos.
biodiversidade, desertificação, erosão, motivos.
O gás natural (GN) é muito utilizado em, indústrias, comércio, residências e veículos. Sobre a utilização e aplicação desse recurso, julgue as afirmativas que segue:
I. O gás natural na indústria serve como combustível para a geração de calor como matéria prima nos setores: químico, metalúrgico etc.
II. Em países de clima muito frio, serve como aquecimento do ambiente.
III. No comércio de forma geral o gás natural substitui o óleo diesel e a lenha.
IV. O gás natural tem sido usado no lugar da gasolina e do óleo diesel.
V. No Brasil, o gás natural é usado para a cocção de alimentos e aquecimento da água.
Está correto o que se afirma em:
biodiversidade, erosão,desertificação, , motivos.
motivos, biodiversidade, desertificação, erosão.
erosão, biodiversidade, desertificação, motivos.
desertificação, erosão, biodiversidade, motivos.
biodiversidade, desertificação, erosão, motivos.